Fechou a sua viagem e quer se organizar para chegar livre e curtir sem perrengue? Não deixe de ler esta sessão e fique pronto para descobrir e vivenciar o universo da natureza selvagem. Veja aqui informações essenciais e se coloque apto a interagir com toda a exuberância deste lugar:
Conforto & segurança na montanha = Chapéu ou boné; Repelente contra insetos; Protetor solar; Camisa com proteção UV; Roupas de banho; Toalha seca; Óculos de sol; Shorts, calça ou legging; Capa de chuva; Casaco tipo “corta-vento”; Sapatos esportivos confortáveis (bota ou tênis); Lanterna; 1 Mochila além da mala de viagem (se optar por tamanho grande: mochila para trekking, capacidade 60L. Se escolher uma menor, a ideal é capacidade de 20L para levar os seus pertences, água e lanches do dia); Roupas leves e Sandálias confortáveis para o seu descanso à noite.
Se você ainda não conhece esse paraíso, está perdendo tempo. A Chapada Diamantina é o único lugar do Brasil onde estão reunidos 6 dos 8 principais biomas presentes em nosso território, além de abrigar o cenário do trekking eleito por algumas vezes o mais bonito do país: Vale do Pati. São paisagens diferentes que mudam entre poucos km, microclimas, espécies de plantas e animais que só existem aqui, gastronomia local especial e uma história de povoamento também repleta de riquezas adornando todo esse recanto mágico. Por isso chamamos de reino da biodiversidade, onde a vida interage através da harmonia sublime. As estações do ano são bem definidas em função desse equilíbrio entre os biomas, e a Natureza se mostra em muitos fenômenos que ficam mais belos em locais onde quase não há ocupação humana. Dá gosto de visitar, é um lugar que abastece o corpo e a alma, permitindo o contato bem próximo de riquezas em todos os níveis: material, energético e mental. Aqui é possível ter acesso a conhecimentos tão peculiares que irão transformar a sua maneira de ver o mundo ao seu redor. Uma visitinha é sempre válida, basta nos consultar para saber as características de cada momento da Natureza e escolher o seu tempo ideal de interagir com ela.
O ideal é fazer uma experiência de pelo menos 5 dias, considerando mais 2 dias para o deslocamento. Assim dá para ter um contato mais aproximado com as diferentes formas que a natureza se apresenta e realmente desfrutar da potência existente nesse destino. Costumamos dizer que a Chapada Diamantina é infinita, pois são muitas as possibilidades de programações para explorar os atrativos e rotas. Trata-se de uma região, então se você ficar aqui por meses ainda sairá sem conhecer muito. Mas, com 5 dias circulando dentro e no entorno do Parque Nacional já é possível garantir vivências que valem o deslocamento até a região. Se você dispõe de mais tempo, o perfeito para começar é o roteiro Giro no Parque (9dias), que te leva nos principais atrativos de norte a sul do Parque, incluindo o imperdível Trekking Vale do Pati.
O Parque Nacional está localizado no centro do estado da Bahia. Para chegar até aqui você pode vir de carro, ônibus ou pegar um voo até o aeroporto da Chapada, que fica na cidade de Tanquinho..
de ônibus: há 3 saídas diárias (manhã tarde e noite) da capital para as cidades de Lençóis e Palmeiras, através das Companhias Real Expresso e Rápido Federal.
de carro: São em torno de 450km da capital até lençóis e 600km até o Vale do Capão, de onde se iniciam a maioria dos nossos programas de viagem. Vale lembrar que os nossos roteiros contemplam o transporte entre os atrativos e caso você esteja de carro, nós retiramos este serviço do seu pacote.
Se prefere chegar de avião, basta consultar as datas dos voos que chegam de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte com a Azul Linhas Aéreas.